Entrevista: LUIZINHO 7 CORDAS, violonista

Opinião: COMO SABER SE MEU SISTEMA ESTÁ BEM AJUSTADO?
agosto 16, 2019
HI-END PELO MUNDO
agosto 16, 2019

Nascido com o nome de Luiz Araújo Amorim, em Marília, no interior de São Paulo, em 1946, Luizinho é considerado um dos maiores violonistas de 7 cordas do Brasil. Aos seis anos de idade já tocava algumas músicas no cavaquinho, ensinado por seu pai, Braulio, que tinha um conjunto regional chamado Estrela de Ouro. Logo passou para o violão, no qual demonstrou grande habilidade, passando a seguir ao violão de 7 cordas por influência do violonista Maurício Moura, irmão do cantor Maurici Moura, que foi seu professor. Logo integrou o regional do bandolinista Dadinho, em Santos e, depois, o de Evandro do Bandolim, em São Paulo, com quem gravou vários discos. Acompanhou um grande número de artistas famosos, como Demônios da Garoa, Nelson Gonçalves, Silvio Caldas, Ângela Maria, Cartola, Clara Nunes, Beth Carvalho, Elisete Cardoso, entre vários outros. Luizinho 7 Cordas mora em São Paulo, onde se apresenta, grava, faz produção musical e arranjos e dá aulas, apoiando grupos como o Quinteto em Branco e Preto e o regional Naquele Tempo.

Como começou seu contato e descobrimento da música?

Aos cinco anos, vendo e ouvindo meu pai, Braulio Amorim, tocando.

Quando e como você soube que iria ser músico profissional?

Nos anos 80, quando ingressei no Conjunto do Evandro (do Bandolim).

Fale-nos sobre como foram seus estudos formais e informais de música, de sua formação como artista.

Estudei música no Conservatório Musical “Brasil”, em Santos, aos 12 anos, estudando violão clássico (erudito). Paralelamente eu já tocava do meu jeito, com chorões.

Como é ser intérprete e compositor de música no Brasil? A trajetória para um músico se realizar profissionalmente é hoje muito diferente de quando você começou?

Não é fácil. Temos que acreditar e seguir sempre estudando. Hoje está muito mais fácil, em virtude dos meios de comunicação.

Dar aulas, ensinar música e violão é mais ou menos prazeroso do que só tocar música?

Dar aulas é uma virtude! É tão prazeroso quanto tocar.

Gravar é mais importante do que apresentar-se ao vivo? Qual realiza melhor o processo criativo do músico?

Eu gosto mais de gravar. Apresentar-se ao vivo envolve outras pessoas que não têm a mesma sensibilidade, portanto gravar é melhor.

Fale-nos sobre seus trabalhos com o pianista Arthur Moreira Lima, o Evandro do Bandolim e com o violonista Euclides Marques.

Em 1977, toquei com o pianista Arthur Moreira Lima no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, durante uma semana, pelo Projeto Seis e Meia. Em 1980, o Evandro do Bandolim me convidou para tocar com o seu regional. E com o violonista Euclides Marques foi maravilhoso! Acabamos formando uma dupla admirada até por muitos músicos no exterior.

O intérprete e a música brasileira eram ou são mais valorizados lá fora do que aqui?

Com certeza lá fora, pois aqui o que é valorizado hoje em dia é o modismo, o descartável. Antigamente era diferente.

Quem são seus ídolos e inspirações no mundo da música e fora dele?

O Horondino José da Silva, conhecido como Dino 7 Cordas, meu amigo e ídolo maior! Meu pai, que me mostrou esse caminho maravilhoso da música. E, fora da música, Nelson Mandela, um ser humano absoluto!

Como o Luizinho 7 Cordas vê o seu futuro?

Meu futuro só o ‘Criador’ sabe. Enquanto viver, prestarei meus serviços à música, em qualquer lugar e tempo.

Luizinho 7 Cordas

1. Jose da silva landa Landa disse:

Gistaria de comprar pastitura violão sete corda. Luizjnho ta vendendo?

2. Arlindo disse:

Não tenho resposta! Mas gostaria muito de saber onde encontrar o mestre Luizinho 7cordas!
    Seu end. Horário para atender um fã etc.

3. Irineu de Freitas Martins disse:

Eu tive o prazer de conhecer essa pessoa e músico fantástico que me foi apresentado por um grande amigo Luis Pinto 7 cordas. Nossos encontros foram marcantes, regado a belos choros. Tanto quanto músico e pessoa, o Luizinho 7 cordas é um exemplo a ser seguido. Gostaria muoto de revê-lo. Grande abraço meu amigo.