Teste de Vídeo: TV TCL QLED MINI LED 65C825

Espaço Aberto: QUANDO A ARTE E A TÉCNICA SE UNEM PARA NOS PRESENTEAR
outubro 15, 2021
Opinião: AUDIOFILIA, A INCOMPREENDIDA!
outubro 15, 2021

Jean Rothman
revista@clubedoaudio.com.br

[layerslider id=”64″]

A TV TCL 65C825 adota uma nova tecnologia de iluminação do painel de LED, que reduz significativamente o tamanho do LED tradicional, o que permite adotar milhares de pequenos LEDs de controle de luz para aumentar o número de fontes de iluminação da TV. Combinado com a tecnologia Full Array, o modelo oferece um salto de qualidade de contraste e níveis de preto quando comparado a TVs comuns de LCD/LED.

A 65C825 também possui tecnologia de imagem Dolby Vision HDR e o Dolby Vision IQ, que ajusta-se dinamicamente à mudanças de luz da sala e aos tipos de conteúdo que estão sendo reproduzidos. Possuindo um soundbar e subwoofer integrados, oferece áudio superior aos diminutos falantes das TVs convencionais.

DESIGN, CONEXÕES E CONTROLE

A 65C825 da TCL oferece um design atraente com estrutura de metal apresentando alguns milímetros em volta do painel, e uma moldura do painel de outros 4 mm em torno da própria imagem, que a TCL designa como representando uma proporção de imagem para corpo de 99%. A traseira da TV permanece bastante espessa na parte central, abrigando um woofer para reprodução dos graves. Possui uma base retangular central, de instalação bastante simples por meio de quatro parafusos. O suporte deixa o painel da TV 7 cm acima da mesa, com este espaço preenchido pelo soundbar integrado, envolto em tecido cinza e com a marca Onkyo.

As conexões disponíveis em sua parte traseira são: 4 entradas HDMI 2.1, das quais duas suportando 4K/120 Hz e duas 4K/60 Hz, sendo uma com suporte a eARC (Audio Return Channel), 2 portas USB, porta Ethernet RJ45, 1 saída de áudio óptica digital, 1 entrada RF para antena, 1 entrada para áudio e vídeo composto, e uma saída para fone de ouvido. A conexão com Internet pode ser feita por wi-fi 2.4 GHz ou 5 GHz. Também possui conexão Bluetooth para fones de ouvido, teclados etc.

O controle remoto é fino, comprido, bem leve e bastante funcional. Possui um cursor em forma de anel na parte superior. Acima do cursor estão as teclas de power, Google Assistente e configurações. Abaixo do cursor estão as teclas Home (menu inicial), volume, mute e seleção de entradas. E na parte inferior existem 6 teclas para acesso direto a Netflix, Prime Video, Globoplay, Disney+, Youtube e canais TCL.

RECURSOS

A TCL 65C825 usa painel LCD com tecnologia ‘Mini LED’. O conceito de Mini LED agrupa milhares de pequenos LEDs em 160 zonas de controle de luz, além de uma camada de cor Quantum Dot.

Esta é a primeira TV no Brasil a adotar o Google TV. Mas o que é isso?

O Google TV, em sua essência, é uma interface de usuário rodando em cima do Android TV, embora com uma aparência diferente do Android TV. A interface seleciona sugestões de filmes e programas de TV com base em seus hábitos de visualização. O foco do Google TV é garantir que os usuários possam acessar o conteúdo mais visto e recomendado diretamente da tela inicial. Como outras plataformas de dispositivos de streaming, o Google TV oferece Netflix, Apple TV, Prime Video, Disney+ e muito mais. No entanto, o Google TV permite que você acesse o que deseja assistir sem mergulhar diretamente no aplicativo de streaming específico, desde que você esteja conectado à sua conta.

Um bônus na caixa é uma pequena câmera, que se conecta a um slot na parte superior da TV. A câmera tem um botão deslizante na parte traseira que a desativa, para aqueles que se preocupam com a privacidade. Ela pode ser usada para Google Duo, porém somente entre TVs TCL compatíveis.

Há o Google Assistente integrado e também Alexa, podendo-se escolher o assistente de sua preferência.

Já suas características para atender a demanda do público gamer, são o ponto alto desta TV. Para os jogadores de videogame, o Game Master da C825 permite uma experiência de forma otimizada, com display de 120Hz, além de HDMI 2.1, VRR, ALLM, eARC, WiFi6 e low-input lag.

ÁUDIO

O modelo também vem equipado com um sistema de som 2.1 Onkyo, certificado pela IMAX e com suporte a Dolby Atmos®, trazendo um áudio imersivo. Dolby Atmos transporta os usuários para as cenas com um som maior e mais abrangente, que enche a sala e flui ao redor dos espectadores, além de graves envolventes através de um subwoofer dedicado instalado na parte de trás da TV.

É composto por um sistema de alto-falantes de três vias, com drivers de médios e tweeter na barra, e aquele woofer na parte de trás.
Há suporte a eARC, permitindo que o som da TV seja transmitido através do cabo HDMI para um receiver ou soundbar externo.

QUALIDADE DE IMAGEM

O brilho da 65C825 é realmente notável. Uma vez no conteúdo do filme, é difícil isolar os efeitos do processamento da TCL na qualidade da imagem final. Esta TV usa o processador AiPQ Engine Gen 2, lançado pela TCL na IFA em Berlim no ano passado, com sua capacidade de otimizar as configurações de acordo com o conteúdo – “para que os oceanos pareçam mais azuis e as florestas tropicais mais abundantes”.

O desempenho do HDR certamente se beneficia da grande faixa dinâmica e do mapeamento de tom dinâmico selecionável. De modo que, se o conteúdo HDR for definido até 4000 nits, os brancos mais brilhantes serão mapeados para os limites do painel. Essa configuração também ajusta significativamente os detalhes de sombra.

A TV possui um ótimo tratamento anti-reflexo, o que permite assistir em ambientes bem iluminados sem grandes incômodos.
O nível de desempenho do Mini LED se aproxima bastante da tecnologia OLED. A TCL não está exagerando ao considerar que a tecnologia Mini LED está alcançando as mesmas qualidades – o brilho e as cores saindo dos pretos puros, a tridimensionalidade da imagem que isso transmite. Mas ainda há um blooming considerável em algumas cenas, característico da tecnologia de painéis LCD.

O excelente nível de preto, cores equilibradas e agradáveis, combinados com processamento Dolby Vision IQ, soundbar integrado e interface Google TV, fazem da TCL 65C825 uma excelente proposta de valor no mercado atual.

MÍDIAS UTILIZADAS NO TESTE
  • Blu-Ray: Advanced Calibration Disc
  • HDR10 Test Pattern Suite
  • Blu-Ray: Spears and Munsil – HD Benchmark 2nd Edition
  • Blu-Ray: O Quinto Elemento
  • Blu-Ray: Missão: Impossível – Protocolo Fantasma
  • Blu-Ray: DTS Demo Disc 2013
  • Blu-Ray: Tony Bennet – An American Classic
  • UHD Blu-Ray: Os Mercenários 3 – 4K HDR
  • Netflix 4K e HDR: diversos trechos de filmes e séries
  • Amazon Prime 4K e HDR: diversos trechos de filmes e séries
EQUIPAMENTOS
  • UHD Blu-Ray player Samsung
  • Blu-Ray player Sony
  • Colorímetro X-Rite
  • Luxímetro Digital
Análise Geral: TV TCL QLED Mini LED 65C825
Design 10
Acabamento 10
Características de Instalação 10
Controle Remoto 10
Recursos 12
Automação e Conectividade 11
Qualidade de Imagem em SD 11
Qualidade de Imagem em HD e UHD 11
Qualidade de Áudio 08
Qualidade de Áudio 10
Total 104
ESTADO DA ARTE SUPERLATIVO



TCL
www.tcl.com/br
Preços sugeridos:
C825 65´´ R$ 9.999
C825 55´´ R$ 5.999

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *